Rock no MATO Grosso

História do Rock no MATO Grosso(MT)

Como bom cidadão Matogrossense que sou, trouxe um pouco da história do rock no meu estado, o que para muitos ainda é incógnita da natureza ou para os que ainda não sabem que existe algo além do lambadão cuiabano e do sertanojo sertanejo. Conheça um pouco da história do rock no meu estado.
 
A partir de 1964 desenvolve-se o rock em Cuiabá com trabalho do guitarrista Jacildo de Jesus, formador da banda Jacildo e Seus Rapazes. Formado pelos músicos João Bolinha (sax alto), Formiga (bateria), Neurozito (guitarra base), Hélio Japonês (baixo), Juarez Silva (crooner) e o leaderband Jacildo que tocava guitarra solo. Ocorre largo interregno e surge após o advento do primeiro Rock in Rio, na década de 1980, a banda Kabballa, seguida da Patrulha SS e GTW. Na década de 1990, surge a banda BR-364, formada principalmente por Eduardo Ferreira, Capilé Charbel e Amauri Lobo. Em seguida veio a banda Caximir. Em 1991, surge a Banda Strauss, formada por Alexandre Fachini (bateria), Ricardo Sardinha (guitarra), Marcos Sereira (baixo), Leonardo Epaminondas (vocal) e Jaime Figueiredo (teclado). A Strauss foi a primeira a gravar CD e promover nacionalmente o rock mato-grossense.
A partir de 2001, ocorreram edições do Festival Calango, que fomentou de forma espetacular o rock mato-grossense, permitindo intercambio com bandas nacionais e instituindo Cuiabá como um centro promotor de grandes eventos desta modalidade.
Em seguida fizeram história os trabalhos das bandas Ruana, Papo Amarelo, Hátores, Quatro Línguas, Tribos da Capital, Mano Joe, Lynhas de Montagem, Durangos e Filhos do Tião. Registra-se ainda os nomes das bandas: Cachorro Doido, Calamity Jane, Contingente Imigrante, Lightning Spell, Revoltz, Snorks, Asthenia, Lazy Moon, Pleyades, Bucefalo Alquimia, Zenfin, Aoxin, Dragsters, Fantoche, The Melt, Rhox, Lord Crossroad e outras.
Destaca-se o trabalho da Banda Vanguart, formada por Hélio Flanders, voz e violão, David Dafre, guitarra e violão, Reginaldo Lincoln, baixo e voz, Luis Zaroto, teclados e Douglas Godoy na bateria. A banda criou uma opção de estilo na qual a fluência do seu “folk rock”, sucesso em todo o Brasil. Outra banda de destaque é a Macaco Bong, surgida em 2004, e formada pelo guitarrista Bruno Kayapy, o batera Ynaiã Benthroldo e o baixista Ney Hugo, com a proposta de rock instrumental, o trio mostrou uma singularidade de fusion de rock/jazz/blues e hard rock.
Este texto foi retirado do site matogrossoeseusmunicipios.com.br
by - http://www.matogrossoeseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=265&cid=16951 

Nenhum comentário:

Postar um comentário